No cenário atual, a internet tem se mostrado uma força transformadora em diversos setores da sociedade. E o terceiro setor não é exceção. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de caridade já usam a internet para otimizar suas operações, ampliar o alcance e maximizar o impacto social. Neste post, exploraremos como a internet impactou o terceiro setor, falando sobre mudanças positivas e sobre os desafios que ainda precisam ser vencidos. Acompanhe!
Como a internet tem influenciado a captação de recursos no terceiro setor?
Contribuição tecnológica para a captação de recursos no terceiro setor, se dá principalmente pelo uso de plataformas de crowdfunding e de doações online. Essas duas ferramentas de arrecadação possibilitam às organizações alcançarem um público global; além de terem facilitado o processo de doação e o tornado mais transparente e seguro.
Aprofundando um pouco mais nesse tema, antes, as ONGs tinham que depender principalmente de eventos presenciais, campanhas boca a boca e envio de boletos por correio para arrecadar fundos. Mas hoje, com a evolução das plataformas de doações online, o processo se tornou muito mais ágil e eficiente.
Pois qualquer pessoa com acesso à internet pode contribuir para uma causa que acredita, sem a necessidade de estar fisicamente presente ou aguardar prazos de pagamento.
Quais são as principais tecnologias de arrecadação online utilizadas pelo terceiro setor?
Atualmente, para as suas arrecadações online, as instituições em todo o mundo utilizam os sistemas online de crowdfunding. No Brasil alguns deles são bastante famosos. Confira a seguir as principais plataformas de financiamento coletivo do mercado:
Kickstarter
Mundialmente conhecida, a Kickstarter é utilizada em projetos criativos e inovadores. Ela serve como solução a muitas ONGs que contam com os seus recursos a fim de angariar fundos para as suas iniciativas sociais, como, por exemplo, os projetos culturais, ambientais e de apoio a comunidades carentes.
Facebook Fundraisers
Aproveitar a vasta base de seguidores e de demais usuários da rede social para iniciar as arrecadações também é algo que pode ser feito; e o Facebook possibilita a aplicação dessa ideia.
Com a funcionalidade Arrecadação de Fundos no Facebook, as instituições podem criar campanhas de arrecadação de fundos diretamente em suas páginas. Essa ferramenta foi criada para facilitar a captação de recursos para causas sociais.
Plataforma de Doação Online
No Brasil, o melhor sistema de arrecadação online com os quais as instituições do terceiro setor podem contar é a Plataforma de doação online da Link Nacional.
A plataforma é na verdade um sistema que funciona como uma página do site da instituição.
Nessa página, há um formulário para que o doador escolha com quanto deseja contribuir e os métodos de arrecadação dos quais a instituição pode se valer para receber a doação.
São mais de 15 os métodos de arrecadação; dentre os quais estão:
- Cartão de crédito e débito;
- Visa Checkout;
- Cielo Checkout;
- Pix;
- Boleto Bancário;
- Criptomoedas.
De que forma as mídias sociais têm sido usadas para aumentar o engajamento com o público e divulgar causas sociais?
As mídias sociais são poderosas ferramentas de interação e por isso mesmo servem de forma muito eficiente ao trabalho de comunidades engajadas e fiéis em torno das causas sociais. As redes sociais principalmente funcionam como canais através dos quais as instituições estabelecem conexões mais pessoais com os seus seguidores, divulgam os seus projetos e compartilham as suas vitórias
Outra vantagem das mídias sociais é a possibilidade de segmentar e direcionar conteúdos específicos para diferentes públicos. Com ferramentas de análise de dados, as ONGs podem obter informações sobre o perfil e comportamento de seus seguidores, e assim usá-las na criação das suas campanhas para torná-las direcionadas e aumentar as chances de sucesso.
Quais são os principais desafios existentes no uso da internet no terceiro setor?
A utilização da internet no terceiro setor é algo, sem dúvidas, muito positivo, mas a sua implementação também carrega alguns problemas. E por isso é importante conhecer, saber quais são os desafios a serem vencidos nessa realidade
Veja abaixo uma lista com alguns dos principais pontos a serem considerados:
- Acesso e inclusão digital: um dos principais desafios é garantir que todas as partes interessadas tenham acesso à internet. Em alguns lugares, especialmente em comunidades carentes e áreas rurais, o acesso à internet pode ser limitado ou inexistente, o que dificulta a implementação de soluções tecnológicas;
- Custos e recursos: são necessários investimentos em infraestrutura, hardware, software e treinamento da equipe. No entanto, as organizações do terceiro setor nem sempre têm os recursos financeiros para isso, situação que dificulta a adoção de tecnologias mais avançadas e atualizadas.
Além disso, a manutenção e atualização contínua dos equipamentos também exigem recursos e conhecimentos técnicos;
- Segurança e privacidade: a segurança da informação é uma preocupação sempre presente; especialmente no caso das instituições que lidam com informações confidenciais de doadores e beneficiários. A proteção dos dados e a prevenção de violações de segurança são essenciais para manter a confiança do público e garantir a integridade das operações da organização.
A superação desses obstáculos está condicionada a um planejamento cuidadoso, a um investimento adequado e a atenção às questões de segurança e privacidade.
*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.
0 comentários